Conferências c/ discussão

Estas conferências decorrem em simultâneo no SIEM e no ProfMat


Conferência 11

Sábado, 9 de julho, 9h00

Anfiteatro da ESCE/IPS

Pensamento Computacional e Matemática

Carlos Albuquerque, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, cmalbuquerque@fc.ul.pt

Resumo
Os matemáticos estão envolvidos no aparecimento do computador digital eletrónico e são centrais na formação das ciências da computação, que se desenvolvem tendo como fundamento a matemática. O pensamento computacional tem um conjunto de aspetos comuns com o pensamento matemático e a computação é parte integrante de muitos desenvolvimentos da matemática.Vamos ver alguns exemplos históricos das interligações entre matemática e computação. Pretende-se depois explorar alguns exemplos que possam ser usados no ensino, em que questões ou ideias matemáticas são exploradas através de programas em Python, discutindo-se também os conteúdos matemáticos envolvidos na construção dos programas.

Carlos Albuquerque é Licenciado em Matemática e Doutor em Matemática (Matemática Computacional) pela Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde tem sido responsável por várias disciplinas nas áreas de Análise Numérica, Programação, Simulação Computacional, Modelação Matemática e Matemática Financeira. Tem desenvolvido investigação em projetos interdisciplinares ligados à Química, Informática e Arquitetura e tem participado na formação inicial de professores de Matemática em diversas funções.Foi co-autor de brochuras de apoio ao Reajustamento dos Programas de Matemática (1997-1999), membro do Grupo de Trabalho constituído pela SPM, APM e SPCE que elaborou o documento “A Matemática na Formação Inicial de Professores” (2006) e membro do Grupo de Trabalho de Matemática que elaborou as “Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática” (2020).


Conferência 12

Sábado, 9 de julho, 9h00

Sala 1

A Resolução de Problemas – com Tecnologias – nas novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico

Hélia Jacinto, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, hjacinto@ie.ulisboa.pt

Resumo
As novas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico (AE) colocam uma forte ênfase no desenvolvimento de capacidades matemáticas transversais de forma integrada. As AE reconhecem também a relevância das ferramentas tecnológicas como recursos incontornáveis e poderosos na aprendizagem da Matemática, ampliando contextos e perspetivas sobre objetos matemáticos e permitindo análises e explorações que estariam inacessíveis aos alunos sem acesso a estes recursos. Em linha com estas recomendações, nesta conferência abordaremos o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas de matemática mediante o uso de tecnologias digitais. A partir de exemplos concretos, e em articulação com resultados de investigação na área, discutiremos primeiramente que ‘resolver’ um problema com tecnologia é uma ação indissociável de ‘exprimir’ o processo de resolução, o que, por sua vez, envolve explicar e justificar o pensamento matemático desenvolvido. Seguidamente, examinaremos a capacidade para ‘resolver e exprimir com tecnologia’ procurando identificar os aspetos da literacia digital e da literacia matemática que convergem neste contexto de resolução de problemas. Discutiremos, por fim, alguns dos desafios que esta integração de tecnologias digitais na resolução de problemas de matemática pode trazer, não só à atividade dos alunos, como também à do professor.

Hélia Jacinto, professora de Matemática, é doutorada em Didática da Matemática (IE-UL) e mestre em Informática Educacional (UCP). Atualmente coordena o projeto “Resolução Colaborativa de Problemas de Matemática com Tecnologias” no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É autora e editora de vários livros e capítulos de livro, e tem publicado a sua pesquisa em conferências e revistas, nacionais e internacionais, na área da Educação Matemática. Tem tido uma participação ativa na vida e nas atividades da APM: foi vogal da Direção, integra a comissão coordenadora do Grupo de Trabalho de Investigação, tem colaborado na organização de diversos ProfMat e SIEM. No âmbito do GTI, integra a coordenação nacional do projeto “WiFi Portugal: O que considero importante no ensino e aprendizagem da Matemática”. É Subdiretora da Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática da APM, e integra o Conselho Editorial da coleção Tendências em Educação Matemática, da Editora Autêntica (Brasil).


Conferência 13

Sábado, 9 de julho, 9h00

Anfiteatro da ESE/IPS

Pontes na e com a Matemática: o poder das conexões

Isabel Vale, Instituto Politécnico de Viana do Castelo & CIEC, isabel.vale@ese.ipvc.pt
Ana Barbosa, Instituto Politécnico de Viana do Castelo & CIEC, anabarbosa@ese.ipvc.pt

Resumo
O estabelecimento de conexões de natureza diversificada tem um potencial inegável no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Por um lado, o reconhecimento de redes de relações dentro da matemática, entre temas, conteúdos, representações, capacidades, … , contribui para uma construção mais sólida e coerente do conhecimento matemático; por outro lado, a exploração de conceitos matemáticos em articulação com outras áreas de conhecimento ou com o quotidiano permite que os alunos reconheçam e valorizem a aplicabilidade e utilidade da matemática. Pode, por isso, assumir-se que o estabelecimento de conexões dentro e fora da matemática ajuda a dar sentido às ideias matemáticas, perspetivando o desenvolvimento de conhecimento mais aprofundado que vá para além da memorização de factos e procedimentos sem significado. Nesta conferência com discussão discutir-se-ão algumas destas ideias com base em trabalhos desenvolvidos no âmbito da educação matemática com alunos e futuros professores dos primeiros anos.

Isabel Vale é doutorada em Didática da Matemática e docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Tem lecionado em cursos de pós-graduação, formação inicial e contínua. Participado em projetos de investigação e de intervenção na área da educação matemática. É autora e coautora de relatórios, artigos e livros. A área de investigação está centrada a didática da matemática e na formação de professores.

Ana Barbosa é docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Doutorou-se em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. É membro colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança. Tem integrado equipas de investigação de projetos financiados, nacionais e internacionais. Autora e coautora de artigos e livros sobre várias temáticas entre as quais se destacam a formação de professores, o pensamento algébrico, a visualização e a resolução de problemas.