Sessões especiais

Dia 8 | 17h30 – 19h00

Anfiteatro da ESE/IPS

SE1 O PROBLEMA DESTE NÚMERO JÚNIOR – A NOVA SECÇÃO DA REVISTA EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA

Helena Gil Guerreiro, Diretora da Revista
Lina Brunheira

A revista Educação e Matemática tem procurado dar visibilidade aos problemas desde o seu primeiro número, muito em particular com a secção permanente O problema deste número, desde sempre da responsabilidade de José Paulo Viana. Com os seus problemas tem desafiado (e vai continuar a desafiar) muitos de nós, como ficou patente no artigo Permanências, publicado na revista 163. Contudo, estes problemas sempre se destinaram a todos os que gostam de resolver problemas, em particular a professores de matemática e alunos com alguma formação matemática, e a Educação e Matemática quer agora estender a proposta de bons problemas a crianças e jovens mais novos. Nesse sentido, vem aí a secção O problema deste número júnior, da responsabilidade de Paulo Afonso. Venha conhecer esta nova proposta na sessão especial da revista!


SE2 APRESENTAÇÃO DO LIVRO CLUBE DO QUEBRA CACO II

Clube do Quebra-Caco

Esta sessão especial servirá para apresentar o projeto de exercitação mental denominado O Clube do Quebra Caco, referindo as motivações para a sua implementação diária na rede social do Facebook, cujo endereço eletrónico é o seguinte: https://www.facebook.com/O-Clube-do-Quebra- Caco-2202536483332726/
Destacaremos alguns exemplos dos desafios propostos, valorizando algumas respostas dos seus seguidores, plasmadas no segundo livro publicado agora pela APM. De entre a tipologia diversa de atividades propostas, relevamos as que suscitam mais do que uma solução possível, pela riqueza comunicacional que permitem mobilizar entre os diversos participantes deste projeto. De facto, muitas têm sido as pessoas, de língua falante portuguesa que diariamente esperam pelo novo desafio para se poderem pronunciar sobre ele, apresentando resoluções contendo argumentos matemáticos muito válidos!


SE3 AGENDA 2022/2023

Núcleo da APM de Castelo Branco

O que têm em comum queijos, bordados, instrumentos musicais, poetas, portados quinhentistas, chaminés, repuxos, jogos gravados na pedra, azulejos, jardins, penedos, biscoitos, … e desafios matemáticos??? Nesta sessão especial poderão descobrir o fio condutor dos desafios em questão, os quais nos levarão a viajar matematicamente até uma região de Portugal que vos convidamos a conhecer melhor, ao longo de todo o próximo ano letivo, no convívio diário com esta já nossa conhecida companheira: a Agenda da APM “Dia-a-Dia com a Matemática”.
(Duração: 20 minutos)


Dia 8 | 17h30 – 19h00

Sala 5

SE4 Projetos de aprendizagem STEAM com recurso ao ecossistema TI-Nspire CX II-T

Eduardo Cunha, Grupo de Trabalho T3 da APM, A E António Correia de Oliveira – Esposende, eduarcunha@gmail.com
Raul Aparício, Grupo de Trabalho T3 da APM, A E Ermesinde, prof.raulaparicio@gmail.com

Já não é possível imaginar um cidadão adaptado à realidade do Séc. XXI se não desenvolver determinadas competências e se não tiver literacia no âmbito das STEAM. A educação tem um papel fulcral nesta preparação do cidadão do presente e sobretudo do futuro. A Texas Instruments há muito que desenvolve os seus produtos com uma atenção permanente às necessidades educativas e mais uma vez não deixou de o fazer ao conceber o TI Inovator Hub, o TI-Rover (carro robótico) e mais tarde, já com a integração da linguagem de programação TI-Python e o desenvolvimento de módulos específicos, é possível programar a placa micro:bit, a Turtle e já não falta muito para surgir o módulo de programação para o drone Tello.
Nesta sessão pretende-se fazer uma breve apresentação destes dispositivos e funcionalidades, sugerindo também alguma ideias para a sua utilização no âmbito escolar. A sessão terminará com a implementação de um possível projeto de trabalho com aprendizagens STEAM, envolvendo toda a tecnologia do ecossistema TI-Nspire CX II-T, inclusive em versão demo a conceção com o drone Tello.