Conferência Plenária

Quinta-feira, 7 de julho, 10h00

Anfiteatro da ESCE/IPS

Estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional

João Pedro da Ponte, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, jpponte@ie.ulisboa.pt

Resumo
O estudo de aula é um processo formativo que decorre num contexto colaborativo e que leva os professores a refletirem sobre a sua prática profissional, em especial sobre as questões de cunho didático. O foco de todo o trabalho está no aluno e na sua aprendizagem: como é que os alunos aprendem? Que dificuldades podem ter? Como podem ser ultrapassadas? Trata-se de uma atividade que envolve quatro momentos principais: definição de um objetivo de aprendizagem relevante dadas as dificuldades usuais dos alunos, estudo de materiais curriculares e planeamento de uma aula, observação dessa aula, e reflexão pós-aula. O estudo de aula pode ser realizado com professores em serviço e com fututros professores. Esta conferência apresenta as possibilidades formativas dos estudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professores participantes relativas à prática letiva, com foco na seleção de tarefas e na análise das estratégias e dificuldades dos alunos, na condução da aula, em particular dos momentos de discussão coletiva, bem como na sua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, apresentamos exemplos de estudos de aula realizados em diversos níveis de ensino.

João Pedro da Ponte é Doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA) (1984), professor catedrático de Didática da Matemática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e professor visitante em Universidades no Brasil e Espanha. Coordenou projetos de investigação de Didática da Matemática, Formação de Professores e TIC. Dirigiu 43 teses de doutoramento e 89 trabalhos de mestrado. Tem investigado sobre a prática profissional, conhecimento e desenvolvimento profissional do professor, em especial sobre estudos de aula e ensino-aprendizagem dos números, álgebra e raciocínio matemático. Publicou livros, capítulos e artigos em revistas como Educational Studies in Mathematics, ZDM, Journal of Mathematics Teacher Education, RELIME, Acta Scientiae e BOLEMA. Foi autor da proposta de adaptação do Processo de Bolonha na formação inicial de professores. Coordenou a equipa que elaborou o programa de Matemática do ensino básico em 2007. É membro do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) da APM