Sábado, 9 de julho, 10h15
Anfiteatro da ESCE/IPS
Formação de professores: que perspetivas para a necessária renovação?
Moderador:
João Almiro, Escola Secundária de Tondela, joalmiro@gmail.com
Intervenientes:
- Carlos Albuquerque, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, cmalbuquerque@fc.ul.pt
- Cristina Cruchinho, Escola Secundária Filipa de Vilhena – Porto, cristina.cruchinho@gmail.com
- Hélia Oliveira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, hmoliveira@ie.ulisboa.pt
- Paulo Almeida, Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva – Rio Maior, pauloalmeida@aefcps.pt
Resumo
Nos dias que vivemos, a falta de professores é um problema premente. Como todos sabemos, esta situação tende a piorar nos próximos anos, em que se registam números assustadores de professores que atingem a sua idade de aposentação. Este vai ser um dos temas a ser debatido neste painel, questionando o que já está a ser feito em Portugal e refletindo sobre o papel da tutela e das instituições de formação inicial e contínua na resolução deste problema a curto e a médio prazo.
Neste momento, estamos perante alterações curriculares na disciplina de matemática, sendo claro que essas mudanças só serão realmente efetivas se contarem com o envolvimento e empenho dos professores. Assim, é decisivo e imprescindível que estas mudanças curriculares sejam acompanhadas de perto por uma formação de professores adequada, pelo que discutir as caraterísticas essenciais dessa formação será o segundo tema deste painel.
Com a pandemia muita da formação passou a ser realizada em modalidade e-learning, tendo sido valorizadas, também nos últimos tempos, outras modalidades de formação, como por exemplo encontros regionais e nacionais, seminários, webinars e outras ações de curta duração. As modalidades de formação e as suas potencialidades serão o terceiro tema que estará em debate neste painel.
João Almiro, Licenciou-se em Matemática – Ramo Educacional (1981) e obteve o grau de Mestre em Educação – especialidade de Didáctica de Matemática (1998) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É professor de Matemática na Escola Secundária de Tondela e tem estado ligado à formação de professores, desde 1990, como formador, tendo sido Diretor do Centro de Formação Tomás Ribeiro – Tondela de 1995 a 2001, e Consultor de Formação do referido Centro de 2005 a 2008. Esteve envolvido em variados projetos de inovação e desenvolvimento curricular, associados a programas de formação tanto na sua escola, como em colaboração com a DGIDC (Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento curricular) e a APM (Associação de Professores de Matemática), na qual se destacam o Grupo de Trabalho de Investigação, O Grupo de Trabalho do Ensino Secundário e o Grupo de Trabalho T3 (Teachers Teaching with Technology).
Carlos Albuquerque, Licenciado em Matemática e Doutor em Matemática (Matemática Computacional) pela Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde tem sido responsável por várias disciplinas nas áreas de Análise Numérica, Programação, Simulação Computacional, Modelação Matemática e Matemática Financeira. Tem desenvolvido investigação em projetos interdisciplinares ligados à Química, Informática e Arquitetura e tem participado na formação inicial de professores de Matemática em diversas funções.
Foi co-autor de brochuras de apoio ao Reajustamento dos Programas de Matemática (1997-1999), membro do Grupo de Trabalho constituído pela SPM, APM e SPCE que elaborou o documento “A Matemática na Formação Inicial de Professores” (2006) e membro do Grupo de Trabalho de Matemática que elaborou as “Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática” (2020).
Cristina Cruchinho tem Licenciatura em Matemática – via Ensino – em 1986 pela Universidade do Porto Faculdade de Ciências. Mestrado em Matemática – área de especialização em Ensino – pela Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências.
É professora de Matemática na Escola Secundária, com 3º ciclo, Filipa de Vilhena, lecionando sempre que possível Ensino Secundário e Ensino Básico (3º ciclo), trabalhando também com o Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto como Orientadora Cooperante.
Ligada à formação de professores na área da didática da matemática, quando do lançamento e implementação dos programas de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais de 2001.
Professora experimentadora do novo programa de matemática do Ensino Básico em 2007.
Sócia da APM desde a sua fundação e, atualmente é redatora da revista EeM e membro do Grupo do Secundário.
Hélia Oliveira é professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e coordenadora dos mestrados em ensino nesta universidade. Leciona disciplinas de mestrado e doutoramento na área de Didática da Matemática e da Inovação em Educação. Está envolvida na formação inicial e contínua de professores de Matemática, desde 1993. Tem participado em diversos projetos de investigação em Portugal e no Brasil com incidência na formação e prática profissional do professor, nomeadamente, P3M – Práticas Profissionais do Professor de Matemática, Recursos multimídia na formação do professor de Matemática e, mais recentemente, no Projeto REASON – Raciocínio matemático e formação de professores. Também tem estado envolvida em projetos Erasmus, com forte relação à formação de professores nomeadamente na área STEM. É editora da revista Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática, desde 2016.
Paulo Almeida, nasceu em 1975 em Águeda. É licenciado em matemática pela Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Ensino da Matemática e mestre em Matemática pela Universidade de Aveiro, em 2008 terminou a sua Especialização em Administração Escolar pela Universidade de Coimbra.
É diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior (AEFCPS), desde 2012, tendo sido subdiretor entre 2008 e 2012 e assessor entre 2007 e 2008.
Foi professor acompanhante do Plano de Ação para a Matemática (PAM) e, durante 10 anos, foi supervisor de exames pelo IAVE, tendo participado nos projetos EQUAMAT e PmatE da Universidade de Aveiro.
Formador na área da Didática da Matemática, da Administração Escolar, das Tecnologias Educativas, entre outros.
É coautor de vários manuais escolares de matemática de diferentes anos de escolaridade e de vários artigos sobre educação.
O Agrupamento que dirige participa no Projeto Piloto de Manuais Digitais pelo segundo ano, no Projeto Includ-ed (inclusão pela educação), no Projeto ESABE (ecossistemas de bem-estar e aprendizagem), no Projeto MenSi (projeto de mentoria entre escolas a nível europeu sobre utilização do digital na educação, enquanto uma das quatro escolas mentoras), no Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), no Projeto Future ClassroomLab da European Schoolnet (conhecido como salas de aula do futuro) com uma variedade de ambientes educativos inovadores: ActiveLab, MusicLab, Medialab, CookingLab, ScienceLab, ParkourLab, FabLab); Projeto Par e PAR 2 do IAVE sobre a utilização dos dados e relatórios da avaliação externa (nesta segunda edição, PAR2, dedicada à avaliação formativa digital); Projetos Eurpeus ligados ao Erasmus Plus como Novigado e o Evacomp; o agrupamento participou ainda na primeira pilotagem da ferramenta Selfie;
Foi professor do #EstudoEmCasa durante os últimos dois anos letivos, colaborando ainda com o projeto.