Sexta-feira, 8 de julho, 14h30
Anfiteatro da ESCE/IPS
Desenvolver o raciocínio matemático: articulando teoria e prática
Moderadora: Susana Carreira, Universidade do Algarve e UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, scarrei@ualg.pt
Participantes:
- Ana Cláudia Henriques, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, achenriques@ie.ul.pt
- Helena Gil, Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, hgmg@netcabo.pt
- Teresa Ramos, Agrupamento de Escolas da Boa Água, teresa.ramos.aeba@gmail.com
- Sandra Nobre, Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, sandra.nobre@agr-tc.pt
Resumo
O desenvolvimento do raciocínio matemático é um dos objetivos do ensino e aprendizagem da matemática, nos documentos curriculares atuais, tanto em Portugal como noutros países, sendo muito destacado no documento preparatório do referencial do PISA 2022. Nesse documento, é descrito em estreita relação com a resolução de problemas: “O raciocínio matemático (tanto dedutivo quanto indutivo) envolve avaliar situações, selecionar estratégias, tirar conclusões lógicas, desenvolver e descrever soluções e reconhecer como essas soluções podem ser aplicadas”.
Nesta mesa-redonda, iremos focar-nos no conceito de raciocínio matemático e discutir formas de colocar em prática tarefas e metodologias para desenvolver o raciocínio matemático, com base em evidências de sala de aula. Os membros da mesa-redonda serão convidados a considerar as seguintes questões/incitações:
- O que se entende por raciocínio matemático?
- Pode falar-se de raciocínio matemático sem resolução de problemas?
- O que são “boas” tarefas para o desenvolvimento do raciocínio matemático?
- Como é que os alunos podem aprender a raciocinar matematicamente?
- O que fazer para dar maior ênfase ao raciocínio matemático nas práticas de sala de aula?
Susana Carreira é doutorada em Educação, na especialidade de Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Associada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e Professora Associada Convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É colaboradora externa do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, no Brasil. Tem desenvolvido a sua atividade de investigação em vários domínios da Educação Matemática, nomeadamente: tecnologias no ensino e aprendizagem da matemática, modelação matemática e Educação STEM, resolução de problemas, criatividade matemática e afetos na educação matemática. Participou em vários projetos e foi Investigadora Principal do projeto Problem@Web. É orientadora de teses e dissertações em Portugal, no Brasil e na Argentina. Tem participado ativamente em várias conferências internacionais e é autora de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais.
Ana Cláudia Henriques, Doutora em Educação Matemática, na especialidade de Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa. É professora auxiliar e membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa, tendo experiência na lecionação de formação inicial e contínua de professores de Matemática. A sua investigação, realizada no âmbito de diversos projetos de I&D na área da Didática da Matemática e Formação de Professores, em que tem participado, incide frequentemente no Raciocínio Matemático, no Ensino e Aprendizagem da Matemática e Estatística, especialmente com recurso à tecnologia, no Conhecimento e Desenvolvimento Profissional dos Professores, e mais recentemente na educação STEAM. É autora de extensa bibliografia, editada em Portugal e internacionalmente, e também membro ativo de diversas organizações científicas apresentando a sua investigação e integrando a comissão organizadora e científica.
Helena Gil Guerreiro é doutorada em Educação, na área de especialidade de Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, mestre na área de especialidade da Didática da Matemática, pela Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa e licenciada em Ensino Básico, variante Matemática/Ciências da Natureza pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. É professora no 1.º Ciclo no Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire e professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa. As suas principais áreas de investigação envolvem o ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos, nomeadamente dos números e operações.
Teresa Ramos, Professora do grupo 230, pertencendo ao quadro do Agrupamento de Escolas da Boa Água, desde 2009.
Licenciada em Engenharia Agroindustrial pelo Instituto Superior de Agronomia, com profissionalização em serviço pela Universidade Aberta, leciona Matemática nos 2.º e 3.º ciclos desde 1990.
Foi coordenadora de departamento e membro das equipas pedagógicas dos projetos EDULABS, Projeto Piloto de Inovação Pedagógica e de Desmaterialização dos Manuais Digitais.
É coordenadora de Diretores de Turma e Professores Tutores e membro das equipas dos projetos MENSI e Erasmus+ “Strategies for Teaching, Education And learning Motivation by STEAM approach”.
É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e foi membro da Equipa do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º Ciclos do EB da ESE do IPS.
Foi coordenadora de projetos de Ciência Viva e trabalhou na DGE, nas áreas da Autonomia e Flexibilidade Curricular e Aprendizagens Essenciais.
Participou, como formanda, na formação do projeto REASON e pertence à equipa de formadores das novas Aprendizagens Essenciais da ESE/IPS e CFOS.
Sandra Guerreiro Gonçalves Nobre, Licenciada em Matemática – Ramo de formação educacional, mestre em Matemática para o Ensino e doutorada em Educação – Didática da Matemática, é professora de Matemática do ensino básico e secundário desde 1998. Atualmente também colabora na formação inicial de professores do ensino básico, na Escola Superior de Educação e Comunicação do Algarve. Tem dinamizado diversas iniciativas no âmbito da formação contínua de professores.