Conferências Plenárias

Conferência plenária 1

Sexta-feira, 8 de julho, 18h00 – 19h00

SALA 1

(my) Research on attitude in mathematics education.

Pietro Di Martino, University of Pisa

(O conferencista tem participação online)

Moderadora: Nélia Amado, Universidade do Algarve e UIDEF

Resumo
In this lecture, I will briefly recall the history of attitude research in mathematics education, with particular attention to the definition issue.
I will describe the Three-dimensional Model for Attitude (TMA model) and its main applications.

Pietro Di Martino is full professor in Mathematics Education (scientific disciplinary sector MAT/04) at the University of Pisa. He is currently: the delegate of the Rector for teacher training and President of the degree course in Science of primary education. He was been the President of the Italian Committee for the Teaching of Mathematics (2018 – 2021). Within the field of Mathematics Education, his studies are primarily focused on: problem solving and argumentation in mathematics; emotions, beliefs and attitudes towards mathematics, their influence in the processes of teaching and learning, and their role in the interpretation of mathematical difficulties.
Email: pietro.di.martino@unipi.it


Conferência plenária 2

Sábado, 9 de julho, 11h45 – 12h45

Anfiteatro da ESE/IPS

Dificuldades ou oportunidades geradoras de aprendizagem dos números racionais? Uma perspetiva integradora do desenvolvimento numérico

Cristina Morais, Externato da Luz

Moderadora: Hélia Pinto, ESECS/IP Leiria

Resumo
Nesta conferência serão apresentados e discutidos resultados de um estudo centrado no ensino e aprendizagem dos números racionais, em particular na representação em numeral decimal. Será dada particular atenção a um enquadramento suportado por (i) um entendimento da própria aprendizagem do conceito de número enquanto algo que é continuamente transformado e que evolui com a necessidade de dar sentido ao que é experienciado; e (ii) uma perspetiva de desenvolvimento numérico, em que o conceito de número é ampliado à medida que diferentes conjuntos numéricos são abordados. Não só é natural que os alunos recorram aos conhecimentos que possuem sobre os números inteiros e os estendam ao conjunto dos números racionais, como tal pode constituir-se como evidência do seu conhecimento. Não se trata de olhar como dificuldades, pois é igualmente natural que os alunos, ao fazerem uso de conhecimentos que decorrentes da experiência com números inteiros, nem sempre alcancem conclusões válidas. Serão apresentadas evidências de que situações que provoquem o recurso a estes conhecimentos podem assumir-se como oportunidades para promover a construção da compreensão de números racionais.

Cristina Morais é doutorada em Educação, na área de especialidade de Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico e licenciada variante Matemática/Ciências pelo Instituto Politécnico de Lisboa. É professora no 1.º Ciclo e as suas principais áreas de interesse na investigação centram-se no ensino e aprendizagem dos números e operações, no 1.º ciclo.
Email: morais.cristina@externatodaluz.com